No Grunge Code

Tudo sobre o som de Seattle. Tudo sobre Pearl Jam, a trilha sonora da minha e de muitas vidas. Everybody loves us, everybody loves our town!

Drop the leash!

Aproveitando o mês de agosto, um mês cheio de datas especiais para o Pearl Jam, minha banda preferida, falarei sobre o nascimento e os primeiros anos do grupo, e a importância e relevância que essa banda teve no movimento grunge de Seattle.

O ano é 1988. Stone Gossard, Jeff Ament, Bruce Fairweather, Greg Gilmore e Andrew Wood formavam uma banda chamada Mother Love Bone. Andy Wood, como um bom frontman deve ser, era a cara da banda, carismático, dramático, cheio de energia e com fome pelo sucesso.

Já com uma certa fama em Seattle, devido ao seu som alternativo e ao seu vocalista, a banda assina um contrato com uma grande gravadora. Porém pouco antes das gravações começarem, o vocalista Andy Wood, sofre uma overdose devido ao uso de heroína. Bruce e Greg não seguraram as pontas e desistiram da música, enquanto Jeff e Stone continuaram, depois de um período de luto por causa da perda de seu vocalista e amigo, a fazer sua música nos porões e sótãos de suas casas, perseverando com o sonho de algum dia ter uma banda que fosse a cara deles. Em um certo dia, Stone Gossard liga para um antigo colega de colegial, Mike McCready, que estava em Seattle depois de voltar de Los Angels devido a sua banda Shadow não decolar. McCready, desacreditado de algum dia ter sucesso na música, recebe uma ligação de Stone e tem seu ânimo reanimado, chamado para ser o guitarrista solo em uma banda que ainda  estava em formação. Depois de conseguirem o baterista Dave Krusen sem muita dificuldade, o pequeno embrião de uma banda que logo mais seria conhecido como Pearl Jam, agora só precisava de uma voz.

Edward Louis Severson III, mais conhecido como Eddie Vedder. Nascido na cidade de Evanston, Illinois, mas vivendo em San Diego, Califórnia. Vedder trabalhava em uma casa noturna, chamada The Bachanal, Em uma noite normal de trabalho, Vedder conhece Jack Irons, que na época era baterista do Red Hot Chilli Peppers, Irons lhe entrega um fita demo com três músicas de alguns caras de Seattle, que ainda não tinham uma voz por cima das faixas. Vedder conta que depois de surfar uma manhã no Pacífico, e ainda com a areia nos pés, escreveu e gravou por cima das três faixas da fita cassete entregue por Irons. As três músicas presentes na fita contam a história de um garoto que descobre que a pessoa que ele tinha como pai, não o era, e que seu verdadeiro pai tinha falecido alguns anos atrás, está é a história contada em Alive. Em Once, segunda faixa da fita, o garoto já adulto, se torna um serial-killer,que está em confronto com sua própria consciência, e em Footsteps, o “personagem” de Vedder se encontra em uma cela de prisão, arrependido pelos seus atos cometidos pela descoberta de anos atrás. A fita recebeu o nome “the Momma-Son tape”.

Após enviar a fita cassete cinco dias depois de tê-la recebido, Vedder é chamado para ir à Seattle. Com a passagem só de ida paga pelos seus futuros companheiros de banda, Vedder chaga em Seattle, um cenário completamente diferente do que estava acostumado na ensolarada Califórnia. Vedder, ainda tímido por ser o novo garoto em uma cena já praticamente estabelecida, começa a ensaiar com Jeff, Stone, Dave e Mike. E o que sai pela primeira vez os assusta, pois é algo cru, profundo, e novo, não era uma nova versão do Mother Love Bone, era diferente. Assim o Pearl Jam começa em pequenos passos sua carreira, que podemos acompanhar até hoje, vendo seus erros, evoluções e crises, uma banda camaleônica, e que mesmo após 24 anos na estrada, continua surpreendendo seus fãs.

Stone Gossard, Jeff Ament, Eddie Vedder, Mike McCready, Dave Krusen – formação inicial do Pearl Jam.

Fonte: Grungelife

Anúncios

Um comentário em “Drop the leash!

  1. sabrina
    8 de setembro de 2014

    Muito Foda!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 8 de setembro de 2014 por em pearl jam e marcado , , , , , , , , , , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: