No Grunge Code

Tudo sobre o som de Seattle. Tudo sobre Pearl Jam, a trilha sonora da minha e de muitas vidas. Everybody loves us, everybody loves our town!

Paixão ao microfone

Algumas bandas são melhores quando são ouvidas em estúdio e não são tão boas ao vivo. Outras bandas são melhores ao vivo do que em estúdio. Essas são raras. Não dependem de fogos de artifício sendo estourados à medida que um riff poderoso de guitarra começa, não é preciso milhões de outras atrações além da própria banda, que é, e sempre deverá ser a principal atração, o motivo pelo qual as pessoas esperam horas e horas na fila antes dos portões abrirem para poderem ficar o mais perto possível da banda que irá proporcionar algumas horas inesquecíveis na vida de seu fã.

Posso dizer que o Pearl Jam é uma dessas bandas. Claro que muitas outras também, como o próprio Soundgarden. Claro que também podemos considerar o grupo de Chris Cornell esse tipo de banda que surpreende quando vista e ouvida ao vivo. Mas me refiro ao Pearl Jam pelo fato de já os ter visto ao vivo duas vezes, e sei que a cada noite de show eles fazem tudo diferente, é sempre uma surpresa.

Mas o que leva uma banda ser melhor ao vivo do que em estúdio? Tentarei responder essa pergunta tendo como referência, mais uma vez, o grupo de Seattle. Entrosamento. Um grupo de amigos. Uma interação não necessariamente verbal entre a banda que está lá em cima e o público que está cá embaixo. E é claro, para mim o mais importante, um vocalista que consegue preencher todos os espaços possíveis, mesmo estando parado em frente ao seu microfone. Sua voz ultrapassa o que o seu físico pode fazer, essa voz bate em você que está lá embaixo e te faz arrepiar. Sim, é algo profundo. E o Pearl Jam tem esse cara, essa voz, essa presença que é mais conhecida pelo nome de Eddie Vedder.

Vedder consegue imprimir em suas performances uma emoção que poucos, mas muito poucos conseguem. Sim, ele amadureceu, assim como suas emoções, logo suas interpretações mudaram, mas não seu nível de paixão. O próprio vocalista disse em uma entrevista para divulgação do álbum mais recente da banda (Lightning Bolt), que nos primeiros anos do grupo, em suas primeiras apresentações frente a um público maior, que o que ele fazia era literalmente “soltar os cachorros”, era liberação de energia, de angústia, e principalmente de raiva. Porém como tudo na vida muda, Vedder também mudou, com o passar dos anos, com seu casamento, a chegada de suas duas filhas, e vários outros fatores, trágicos ou não, que fizeram com que o amadurecimento fosse inevitável. Não podemos esperar que um vocalista cante e interprete com o mesmo sentimento (e não nível de paixão, pois permanece o mesmo) uma música que foi escrita há mais de 23 anos atrás, que na época foi composta depois de Vedder terminar um longo relacionamento. Quem conhece a história sabe que estou falando de “Black”, e também sabe como são as interpretações atuais dessa música – breathtaking.

"Crazy" Eddie

Fonte: Consequenceofsound – Mesmo após 20 anos a paixão continua a mesma.

Mesmo após todos esses anos, ainda se pode ver alguns rápidos relances do jovem Eddie Vedder. Como no último show da banda na turnê europeia desse ano, em que durante a música “Daughter” – canção que é famosa por quase sempre ter uma improvisação do grupo no final – Vedder começou a falar sobre a guerra no Oriente Médio. Conhecido por ser completamente antiguerra, o vocalista começou a se exaltar de tal maneira que foi impossível não se lembrar de performances feitas no início de sua carreira, quando o que era de mais valioso, era cantar com tudo que ele podia dar.

 

Segue abaixo vídeo amador gravado durante show na Inglaterra da música “Daughter”, citado no texto:

Anúncios

2 comentários em “Paixão ao microfone

  1. Amanda
    24 de setembro de 2014

    exatamente!!exatamente

    Curtir

  2. Dora
    13 de outubro de 2014

    Isso mesmo! Uau!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 24 de setembro de 2014 por em eddie, pearl jam, show e marcado , , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: